Sexta, 21 de Março de 2025
Publicidade

Com novos aparelhos de ultrassonografia, Maternidade Frei Damião diversifica oferta de exames

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, conta agora com dois novos aparelhos de ultrassonografia. Os eq...

07/02/2025 às 15h56
Por: Natalia Farisco Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, conta agora com dois novos aparelhos de ultrassonografia. Os equipamentos, além de garantirem imagens de melhor qualidade, também ampliaram a variedade de exames oferecidos pela unidade.

Um dos aparelhos é um equipamento portátil, que será utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva, evitando o deslocamento dos pacientes. Ele pode ser utilizado em qualquer ambiente da maternidade, o que é fundamental para o cuidado com os pacientes de UTI, sobretudo os recém-nascidos, como explica o obstetra e especialista em ultrassonografia, Hélio Guimarães Filho.

“Além de garantir mais qualidade diagnóstica à beira leito, sem necessidade de deslocamento do paciente, agora será possível realizar ultrassonografias das estruturas superficiais (tireóide, testículos, região inguinal), quadril, mamas, doppler de membros superiores e inferiores e doppler hepático”.

O segundo equipamento é fixo, porém, mais moderno do que o utilizado anteriormente pela unidade. Ele oferece, além de uma imagem de melhor qualidade, exames que antes não eram oferecidos às pacientes, que precisavam ser referenciadas para outros serviços durante o pré-natal.

De acordo com a médica especialista em medicina fetal, Liliane Saraiva, o equipamento fixo vai melhorar o fluxo para as pacientes do pré-natal. “Uma das vantagens em relação ao equipamento anterior, além da qualidade diagnóstica, é a possibilidade de realizar ecocardiograma fetal, um exame de imagem que analisa o coração do feto durante a gravidez e que é muito importante, sobretudo para as pacientes com gestação de alto risco”, afirma.

De acordo com a diretora-geral da Maternidade Frei Damião, Marcela Tárcia, os equipamentos representam um ganho substancial para os usuários do SUS. “Com aparelhos mais modernos, teremos acesso a imagens de melhor qualidade que vão dar mais segurança no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento dos pacientes, além de poder oferecer exames que a unidade não tinha anteriormente. Ter esses equipamentos à disposição da maternidade é um diferencial, pois será diminuído o tempo entre a solicitação do exame e o resultado. Com certeza, um grande ganho para os usuários do serviço”, afirmou.

A ultrassonografia é um exame de imagem não invasivo que mostra as imagens internas do corpo humano em tempo real. Quando realizada por profissionais capacitados e com aparelhos de precisão, é uma ferramenta essencial para acelerar a decisão de tratamentos e pode modificar desfechos de tratamentos, evitando a morte. Realizar esse procedimento à beira leito contribui não apenas para a rapidez do diagnóstico, mas também para a segurança do paciente que está sob cuidados intensivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários