Sexta, 06 de Dezembro de 2024
Publicidade

Professores da rede estadual representam o Piauí em Encontro da Rede Nacional de Ciência para Educação no Rio de Janeiro

Cinco projetos foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o encontro.

30/11/2024 às 10h05
Por: Camila Belci Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Professores da rede estadual de ensino participam, até este sábado (30), do VII Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE). A programação teve início na quinta-feira (28) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento celebra os 10 anos da Rede e discute sobre os cenários presente e futuro do ensino de Ciência e Tecnologia. 

Ao todo, cinco projetos foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Um deles foi idealizado pela professora Amanda de Sousa, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, no município de Guaribas. Segundo ela, a experiência tem sido extremamente enriquecedora. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"O evento proporciona um ambiente de troca de conhecimentos, contato com novas tecnologias e interação com educadores de diversas partes do país. A imersão tem ampliado minha visão sobre práticas inovadoras, além de inspirar novas ideias que poderão ser aplicadas em sala de aula”, conta a professora.

Em seu projeto, intitulado “IA sem cabos: experiências desplugadas em educação”, que contou com a coautoria do professor Idelzo Jurema de Sena, a docente propõe atividades de baixo custo para o aprendizado de conceitos caros ao ensino de Inteligência Artificial, como redes neurais.

 “A proposta do trabalho utiliza atividades práticas e acessíveis, como jogos e dinâmicas, para que os estudantes entendam temas como redes neurais, aprendizado de máquina e algoritmos, sem a necessidade de computadores ou equipamentos caros. O objetivo é democratizar o aprendizado de IA”, explica. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Outros quatro projetos representam as escolas estaduais

  • A importância da Inteligência Artificial na Educação Básica do Piauí - professora Jordana Yrla de Jesus – Ceti José Alves Bezerra (Monsenhor Hipólito);

  • . - Ensinando Inteligência Artificial com o Seeing AI: Uma Ferramenta De Acessibilidade Que Narra O Mundo Para Os Deficientes Visuais – professor Francisco Leonardo Lopes – Ceti  Luis Teixeira (Barras);

  • . Integrando Inteligência Artificial e Robótica no Ensino Público – professor Alderan Soares – Unidade Escolar José Olímpio da Paz (Campo Maior);

  • . Sistema de Irrigação Inteligente Utilizando a Plataforma Arduino: Uma Abordagem Para a Robótica Educativa – professor Heryson de Sousa Carvalho - Ceti Deusa Rocha (Nossa Senhora dos Remédios).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
 

A participação da comitiva piauiense foi celebrada pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. “O Piauí é o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica. Esse pioneirismo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e começa a dar frutos, tanto dentro da sala de aula, como em participações em eventos de grande porte, como esse, promovido pela Rede Nacional CpE”, afirma o secretário.

Sobre a Rede Nacional CpE

Criada em 2014, a Rede CpE tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à educação. Tem como parceiros especiais o Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e o Serviço Social da Indústria, bem como apoiadores o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, a Embrapii, o Museu do Amanhã, a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Ciência Hoje e a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários