Sexta, 06 de Dezembro de 2024
Publicidade

Seminário de Boas Práticas: Compartilhando Saberes, em Costa Rica fortalece a...

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Costa Rica promoveu na terça-feira, 5 de novembro em consonância aos programas de formação MS Alfabet...

06/11/2024 às 15h21
Por: Camila Belci Fonte: Prefeitura de Costa Rica - MS
Compartilhe:
Fotos: Isadelle Prado - Assecom / PMCR
Fotos: Isadelle Prado - Assecom / PMCR

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Costa Rica promoveu na terça-feira, 5 de novembro em consonância aos programas de formação MS Alfabetiza e Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, o Seminário de Boas Práticas: Compartilhando Saberes, um evento que buscou contribuir com a formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino (REME). O seminário, que se estendeu das 7h às 11h e das 13h às 17h, reuniu docentes da pré-escola I e II, professores do ensino fundamental I, além de diretores e coordenadores escolares, todos comprometidos em aprimorar suas práticas pedagógicas.

Com o objetivo de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, o evento proporcionou um espaço de atualização de conhecimentos e desenvolvimento de novas competências. A programação do seminário contou com uma série de palestras e oficinas que abordaram temáticas como metodologias ativas, práticas de leitura e escrita, e a importância da formação continuada.

No período matutino, o credenciamento teve início às 7h, seguido de uma apresentação cultural e da palestra de abertura, conduzida pelo professor Sandey Eugênio Beteti, especialista em Linguística. A palestra destacou as contribuições da formação continuada no processo educativo e foi acompanhada por diversas atividades práticas, como relatos de experiências e práticas pedagógicas inovadoras.

Os educadores puderam participar de relatos de experiências compartilhando saberes das escolas da rede municipal de ensino, como "Práticas de Leitura e Escrita” e "Boas Práticas Pedagógicas", abordando metodologias ativas de ensino, para promover a alfabetização e aprendizagem dos alunos. O sarau de poesia e parlendas, proporcionou um momento de reflexão e criatividade entre os participantes.

À tarde, no período vespertino, o evento continuou com a apresentação da professora Adriana Trindade Ribeiro, que discutiu a "Concepção de Criança, Infância e Aprendizagem na Educação Infantil". As atividades práticas incluíram projetos de leitura e brincadeiras rítmicas, abordando a oralidade, utilizando os gêneros textuais, consciência fonológica entre outros recursos lúdicos e envolventes no espaço escolar infantil.

O seminário contou com o apoio direto da Prefeitura de Costa Rica e indireto da Coordenadoria Regional de Educação (CRE4), da Secretaria de Estado de Educação e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estabelecendo ainda parceria direta com o MEC através da adesão dos programas MS Alfabetiza e CNCA /LEEI.

Conforme a secretária de Educação, Maria Almeida, a troca de experiências e a construção de saberes coletivos foram os pontos altos do seminário, que proporcionou aos educadores ferramentas e inspirações para aplicar em suas salas de aula. O evento se consolidou como uma oportunidade valiosa para fortalecer as práticas pedagógicas e promover uma educação mais significativa e transformadora.

Com a certeza de que a educação é um caminho contínuo de aprendizado e melhoria, a Secretária de Educação de Costa Rica reafirma seu compromisso em investir na formação de seus educadores, buscando sempre o melhor para as crianças da rede. O Seminário Boas Práticas: Compartilhando Saberes, marca mais um passo nessa jornada de construção de uma educação de qualidade dispensada aos munícipes costarriquenses.

Fonte:ASSECOM / PMCR

Autor:Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista

Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
Fotos: Divulgação - Educação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários