A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, participou, na tarde desta terça-feira (29), da Sessão Especial em Alusão ao Outubro Rosa da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), marcada pela outorga do Certificado Quem Ama Cuida, destinado a reconhecer Organizações Não Governamentais que desenvolvem trabalho em benefício das mulheres paraibanas. Na solenidade, ela destacou as ações do Governo da Paraíba na luta contra o câncer de mama, como a oferta no número de mamografias, facilitando o acesso ao diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura.
"Hoje, a convite do Poder Legislativo, estamos aqui para parabenizar e evidenciar o trabalho de muitas mãos e mentes que se unem ao poder público com uma nobre missão: cuidar de vidas, em especial, da vida das mulheres", disse a primeira-dama em seu discurso, em referência ao Certificado Quem Ama Cuida, de autoria da deputada Daniele do Vale.
A primeira-dama também evidenciou as ações do Governo da Paraíba na luta contra o câncer. "Apenas no Centro de Diagnóstico do Câncer de João Pessoa, foram disponibilizadas ao longo de todo esse mês de outubro 100 mamografias, sem burocracia, de forma acessível. Além disso, o Governo do Estado criou o Paraíba contra o Câncer, para garantir um atendimento mais rápido e eficiente a quem precisa ser cuidada", observou Ana Maria Lins.
Presente à sessão, a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, ressaltou que o Certificado Quem Ama Cuida fortalece ainda mais as instituições. "Essa é uma iniciativa brilhante, que fortalece ainda mais essas instituições, que lutam na prevenção dessa doença que afeta tantas paraibanas, que é o câncer de mama. Fico muito feliz por estar participando dessa sessão, que é um estímulo para que essa rede de apoio a mulheres que enfrentam o câncer de mama siga crescendo", afirmou.
Já a deputada Francisa Motta evidenciou a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama. "O trabalho de conscientização é muito importante, e o trabalho dessas instituições que amparam essas mulheres precisa ser incentivado. Por isso, vem em boa hora a entrega desse certificado da Assembleia Legislativa da Paraíba", disse, lembrando também as ações adotadas pelo Governo do Estado contra o câncer de mama.
A secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, também destacou a importância dessas instituições. "O câncer é uma doença muito dura; então muitas vezes é importante encontrar toda a rede de apoio de voluntários, além das ações que o poder público vem adotando", disse.
Entre as ONGs homenageadas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, cuja presidente Zenaide Andrade recebeu das mãos da primeira-dama o Certificado Quem Ama Cuida. Ao todo, 10 instituições foram agraciadas.
A Sessão Especial, que foi presidida pela deputada Camila Toscano, foi prestigiada, ainda, pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Agamenilde Vieira; pela diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cinthya Almeida; pela defensora pública geral da Paraíba, Madalena Abrantes, entre outras autoridades.