A Black Friday de 2024 promete impulsionar o comércio eletrônico, com um aumento de 9,1% no volume de vendas em comparação ao ano passado, conforme projeções da Neotrust Confi.
A empresa, que atua com inteligência de dados para o varejo digital, analisou informações de mais de 5 mil varejistas nos últimos meses, baseando-se nesses números para estimar o desempenho do setor na maior data de descontos do ano.
O otimismo no varejo é crescente. Entre os dias 28 de novembro, quinta-feira, e 1º de dezembro, domingo, que incluem o período da Black Friday, a previsão é de que o e-commerce brasileiro movimente R$ 9,3 bilhões. Em 2023, o faturamento foi de R$ 8,52 bilhões, marcando uma retração de 2,4% em relação a 2022.
Motivos para o otimismo
Diversos fatores explicam o cenário positivo esperado para 2024. Um dos principais é a proximidade da Black Friday com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, tradicionalmente realizada no fim de novembro, o que deve aumentar o poder de compra do consumidor.
Além disso, o hábito crescente de antecipar as compras de Natal durante a Black Friday também contribui para as expectativas elevadas.
A Neotrust Confi ainda destaca o bom desempenho do varejo online ao longo dos três primeiros trimestres de 2024, com um faturamento acumulado de R$ 235 bilhões, representando um crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior.
Categorias em destaque
A pesquisa também revelou as categorias que devem liderar as vendas durante a Black Friday. Eletrodomésticos, Moda, Acessórios, Saúde, Ar e Ventilação são apontados como os segmentos favoritos dos consumidores.
Por outro lado, setores como Móveis, Pet Shop, Alimentos e Bebidas tendem a registrar um crescimento mais modesto nas vendas online durante o evento deste ano.
Fonte: Meio & Mensagem