Terça, 08 de Outubro de 2024
Publicidade

Com orientação de professora, três estudantes da Paraíba se destacam em concurso nacional de redação

Três estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Rio Tinto (14ª GRE), foram premiadas no Concurso Cul...

02/10/2024 às 17h47
Por: Camila Belci Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Três estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Rio Tinto (14ª GRE), foram premiadas no Concurso Cultural 2023/24 de Redação, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), ocupando três das dez primeiras colocações. O concurso, que faz parte da Iniciativa Segurança e Saúde nas Escolas, visa conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente escolar e em outros contextos. Os vencedores foram reconhecidos por suas reflexões sobre o tema e receberão, como prêmio, smartphones.

A professora Edna Nascimento Calixto, que orientou as três redações vencedoras, também será agraciada com tablets. Na lista dos finalistas, a estudante Vitória Beatriz Santos conquistou o sétimo lugar na classificação nacional. Logo em seguida, na oitava colocação, está Yasmin Alves Ferreira. Já a estudante Maria Eduarda da Silva ficou com a nona colocação.

A professora Edna conta que está muito orgulhosa pela conquista das estudantes. “Há meses que nos dedicamos ao concurso. Houve a mobilização para a participação de todos os estudantes, além disso a temática foi trabalhada em aulas específicas e com o Clube de Redação da ECIT Burity, a partir da leitura e discussão dos textos motivadores e pesquisas sobre o tema “Segurança e saúde nas escolas”, seguido da escrita e reescrita”, explica a professora.

O acompanhamento individual dos textos e das dificuldades também foi muito importante para o avanço da redação dos estudantes. “O resultado desse concurso é um reconhecimento de um trabalho contínuo e de resultados exitosos dos estudantes. Isso serve de inspiração para outros estudantes da nossa escola e de outras, mas, com certeza, me inspira a seguir acreditando que a educação, ser professora, vale muito a pena”, comemora Edna.

O concurso cultural faz parte das atividades do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, iniciativa formada por uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o MPT e a Secretaria de Inspeção do Trabalho. O objetivo central é promover o debate sobre a segurança no ambiente escolar, incentivando a criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças (CIPA Escolar) nas escolas participantes.

“A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba comemora a vitória dos estudantes e da professora da nossa rede estadual, que cada dia que passa se destacam mais em competições de âmbito nacional e até internacional. Quando fomentamos a participação em concursos como este, reforçamos também o compromisso da rede com a formação integral dos estudantes, tanto em habilidades acadêmicas quanto em cidadania, e todos estão de parabéns”, diz o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Segundo o regulamento do concurso cultural, além dos prêmios individuais para estudantes e professores, as escolas que implementaram a CIPA Escolar, como a ECIT Prof. Luiz Gonzaga Burity, também poderão ser premiadas com um notebook, fortalecendo a cultura de prevenção dentro das instituições. A premiação busca reconhecer o esforço coletivo na disseminação de boas práticas para evitar acidentes e promover a saúde.

O concurso cultural deste ano contou com uma significativa participação de estudantes de todo o Brasil, sendo a Paraíba um dos estados com maior destaque. A classificação final dos trabalhos está disponível em um e-book publicado pela Iniciativa Segurança e Saúde nas Escolas, que pode ser encontrado por meio do link mpt.mp.br/pgt/noticias/e-book-dnsse-2023-24-min.pdf. Também já foi anunciada uma nova edição do concurso para 2024/25.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários