Terça, 08 de Outubro de 2024
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Dia Nacional do Surdo é celebrado no Acre com a realização do 9º Seminário do Centro de Apoio ao Surdo

A Secretaria de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou nesta quinta-feira, 26, o 9º Seminário do Centro ...

26/09/2024 às 18h47
Por: Camila Belci Fonte: Secom Acre
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Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou nesta quinta-feira, 26, o 9º Seminário do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC), com o tema “A referência surda no ambiente educacional: recortes de experiências acreanas”. O evento aconteceu no auditório da instituição, em Rio Branco, e teve como objetivo fomentar reflexões e debates sobre a educação de estudantes surdos, além de destacar práticas inclusivas adotadas na Rede Pública Estadual de Ensino.

9º Seminário do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC) celebra o dia Nacional do Surdo. Foto: Mardilson Gomes/SEE
9º Seminário do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC) celebra o dia Nacional do Surdo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O seminário integra as comemorações do Dia Nacional do Surdo, celebrado na mesma data, e tem como foco o trabalho desenvolvido na inclusão de estudantes surdos nas escolas. A iniciativa também visa discutir novas abordagens e possibilidades para aprimorar o processo de educação bilíngue e inclusiva no estado do Acre.

“Queremos que os surdos se encontrem em um ambiente confortável, onde possam ver a língua deles circulando, falar e interagir. Trazemos temas importantes, como educação, mercado de trabalho e questões femininas dentro da surdez. Todos os anos, elegemos um tema para abordar no seminário”, explicou Lindomar Araújo, chefe do CAS.

O evento contou com palestras de especialistas, como o professor Israel Bissat, da Universidade Federal do Acre (Ufac), e a professora Sayonnara de Souza, da Secretaria Municipal de Educação, que abordaram temas como o desenvolvimento dos educadores surdos e o impacto da educação bilíngue na inclusão escolar.

Iniciativa visa discutir novas abordagens e possibilidades para aprimorar o processo de educação bilíngue e inclusiva no estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Iniciativa visa discutir novas abordagens e possibilidades para aprimorar o processo de educação bilíngue e inclusiva no estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Rila França, pai de uma estudante surda, destacou a importância do seminário: “Esse evento é fundamental para conscientizar a sociedade de que a Libras é uma segunda língua. Para mim, é gratificante ver que minha filha é capaz, que existe essa rede de apoio do governo do Estado. A comunidade surda precisa ser mais vista, ouvida e amparada”.

Além das palestras, o seminário contou com apresentações culturais. O coral formado por professores e alunos do curso de Libras do CAS interpretou o hino acreano em Libras, e alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Bilíngue, coordenado pelo CAS, realizaram uma performance, demonstrando atividades desenvolvidas no programa.

O seminário representa mais um passo importante na luta pela inclusão e pelo fortalecimento da educação voltada aos surdos no Acre, garantindo espaços de aprendizagem e troca de experiências que enriquecem o processo educacional.

Palestras abordaram temas como o desenvolvimento dos educadores surdos e o impacto da educação bilíngue na inclusão escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Palestras abordaram temas como o desenvolvimento dos educadores surdos e o impacto da educação bilíngue na inclusão escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Israel Bissant ressaltou a importância do “Setembro Azul”, um marco da luta e da cultura da comunidade surda: “Apresentamos um panorama da história dos surdos, dos movimentos e conquistas no ensino. É possível que surdos se tornem professores, atuem em universidades e nos mais diversos espaços do país, alcançando sucesso por meio da educação”.

Curso de formação para professores bilíngues

Em outubro, a Universidade Federal do Acre, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promoverá o curso de formação “Organização pedagógica para educação bilíngue de estudantes surdos”. O curso tem seis módulos, carga horária de 90h e a duração de três meses, com encontros uma vez por mês em cada cidade, com o objetivo de capacitar professores bilíngues das redes estadual e municipal de educação. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 27, pelo link: https://forms.gle/AwW9zvxuSxuAo11P7 , com 150 vagas para Rio Branco, 90 para Cruzeiro do Sul e 60 para Brasileia.

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