Com o tema Setembro Amarelo - um compromisso com a vida”, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) promoveu nesta quarta-feira (25) no auditório do IPC de Campina Grande, palestras que abordaram os cuidados que devemos ter com a saúde mental sobretudo no ambiente do sistema prisional, na busca permanente de prevenir o suicídio. Cerca de 60 policiais penais diretores e diretoras de unidades prisionais participaram do evento. O chefe de gabinete da Seap, Tércio Chaves e o Corregedor Guido Maria, também participaram dos diálogos.
O secretário João Alves agradeceu a participação dos servidores ao tempo em que evidenciou a importância diária de cada um observar o seu semelhante, como também procurar ajuda para si, em caso de necessidade.
O gestor da Seap-PB destacou que a secretaria criou a Coordenação de Atenção Biopsicossocial dos Servidores Penitenciários justamente para a acolhida, orientação sobre a importância de se buscar a saúde mental. “Os policiais penais têm uma jornada de trabalho em ambiente que requer atenção, cuidados especiais, diálogo permanente, cada um com a atenção ao colega na rotina diária. Podemos afirmar que é evento foi bastante útil com foco na valorização da saúde mental dos nossos policiais finais”.
A policial penal, Mestra em Psicólogada Saúde e professora Silnara Araújo Galdino, ministrou a palestra de abertura com a temática “As emoções e sua importância para manutenção da saúde mental”.
Silnara Galdino abordou o dicionário de estados afetivos, discorrendo sobre as emoções: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa. Uma adaptação do livro Cadernos de exercícios de inteligência emocional, do autor Ilios Katsou.
A palestrante lembrou que “dentro desse contexto da segurança pública, o Setembro Amarelo vem como um pontapé inicial para que a gente fale das questões de saúde mental, além da prevenção ao suicídio, diante de uma atividade tida como de risco, estressante, como é a atividade as forças policiais, incluindo a Polícia penal”.
O subgerente de Recursos Humanos da Seap, Thiago Poggi, à frente da Coordenação de Atenção Biopsicossocial dos Servidores Penitenciários, explica que “esse evento que foi mencionado e pensado pela secretaria foi um sucesso. Tratamos sobre prevenção ao suicídio e também um trato diferenciado com relação à questão psicossocial dos nossos servidores. Foi apresentada uma cartilha temática direcionada à questão do setembro amarelo e outras situações também alusivas à questão da criação da coordenação de atenção psicossocial para o servidor da Seap”.
A Palestra “Saúde Mental e Sofrimento: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” foi ministrada por Thiago Silva Fernandes, Mestrando em Psicologia da Saúde na UEPB e professor titular da UNIFIP: “O objetivo foi que a gente pudesse refletir que há, sim, uma dimensão na vida, sofrimento e que há questões que estão para além da nossa possibilidade, mas que é possível, a despeito disso, se fazer alguma coisa, se pensar as saídas e, às vezes, até mesmo construir saídas para aquilo que, às vezes, para a gente é um sofrimento inevitável”.
_______
Ascom/Seap-PB