A Oggi, rede de sorvetes que começou suas operações em 2006, planeja encerrar 2024 com mais de 1.100 lojas e um faturamento de R$ 1 bilhão. A empresa, que inicialmente focou na distribuição para pequenos comércios, mudou sua estratégia para o modelo de franquias em 2015, visando expansão.
Com presença em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Oggi dedicou os últimos anos ao aumento de sua capilaridade por meio de novos contratos de franquias. Agora, a marca ampliará seus investimentos em marketing para se fortalecer na mente dos consumidores.
“O principal objetivo da Oggi é ser a marca mais reconhecida e a primeira que vem à mente quando se fala em sorvetes”, afirma Rodrigo Mauad, sócio-fundador e CEO da empresa.
Recentemente, a Oggi lançou uma votação nas redes sociais para que o público escolhesse os novos sabores da marca, que foram lançados no dia 23 de setembro, comemorado como o Dia do Sorvete. Após mais de 24 mil votos, o sabor Pistache foi eleito o favorito, mas a rede decidiu incluir os três finalistas — Pistache, Pudim e Avelã — em suas geladeiras.
Esse esforço é uma das primeiras ações do recém-estruturado departamento de marketing da Oggi, que já tem uma série de campanhas planejadas. Uma delas é uma campanha de TV em cidades do interior de São Paulo, destinada a atrair empreendedores interessados em abrir franquias.
“Em outubro e novembro, lançaremos novas campanhas para promover a marca, nossas lojas e produtos. Temos muitos planos em andamento, e a equipe está empenhada em realizar diversas ações nos próximos meses”, revela Mauad.
Atualmente, a Oggi opera com 1.048 lojas e tem outras 30 em fase final de implantação, com a meta de atingir 1.100 até o final do ano. A franquia se tornou o principal modelo de negócio da empresa, que quase enfrentou a falência em 2014 após tentar se estabelecer em grandes canais de distribuição, como supermercados.
Com a abertura da primeira loja de franquia em Pinheiros, São Paulo, a marca deu início a um processo de expansão que continua até hoje. “Quando decidimos por franquias, buscamos um modelo de sorvetes com melhor custo-benefício, atraindo clientes para as lojas. Nosso objetivo sempre foi democratizar o acesso a sorvetes de qualidade”, ressalta o CEO, destacando que o produto de entrada custa apenas R$ 1,50.
Neste ano, a Oggi inaugurou sua primeira fábrica na região Nordeste, na Grande Recife, e planeja aumentar investimentos nessa área. O Sudeste e o Centro-Oeste também são regiões centrais na estratégia de expansão da empresa.
“Agora que estamos focando em franquias, vamos investir mais em lançamentos e na ampliação do portfólio”, promete Mauad.
Fonte: Meio & Mensagem