Se você já usou algum efeito do Instagram criado por amigos e influencers, saiba que eles vão chegar ao fim. Isso porque a Meta anunciou o encerramento da criação dos filtros pelos usuários.
A notícia foi divulgada na última terça-feira (27), momento em que informaram a descontinuação da Meta Spark, plataforma que permite a criação de filtros de realidade aumentada por terceiros.
A mudança valerá a partir de 14 de janeiro de 2025. Após essa data, os filtros serão gerados somente pela própria Meta.
Apesar disso, os conteúdos criados com efeitos, como publicações, reels e stories, não serão deletados e continuarão sendo vistos. A diferença é de que o filtro utilizado não estará mais disponível para uso.
Decisão
Segundo informações divulgadas pela Meta, o motivo da mudança se deve ao fato de que a empresa priorizará investimentos em outras áreas.
A companhia disse ainda que o encerramento estende-se ao Meta Spark Studio, Meta Spark Players e Meta Spark Hub. Por isso, a empresa recomenda que usuários “criem um portfólio em um site externo” para não perder os trabalhos executados no Meta Sparks Studio.
A plataforma foi iniciada em 2017 e revolucionou o uso do Instagram, sendo uma grande aposta do grupo na época, após o sucesso do Snapchat.
Fonte: Mundo do Marketing