Quarta, 18 de Setembro de 2024
Publicidade

Revista em quadrinhos sobre educação fiscal é distribuída nas escolas públicas estaduais

Quatro jovens piauienses uniram habilidades e aceitaram o desafio de criar, numa linguagem atraente e acessível, uma história em quadrinhos sobre a...

02/09/2024 às 13h01
Por: Camila Belci Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A revista em quadrinhos sobre educação fiscal está sendo distribuída nas escolas públicas estaduais, durante a realização do Ciclo de Palestras sobre Educação Fiscal, uma iniciativa do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Piauí (Gefe-PI) que busca aproximar estudantes, professores e a comunidade escolar dos conceitos de cidadania, com ênfase na conscientização sobre a importância dos tributos.

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, Domiciana Camargo, a revista "O Mistério da Reforma da Praça" vai além de uma simples obra de entretenimento. “Ela é uma poderosa ferramenta de conscientização. Ao abordar a função social dos tributos, de maneira leve e envolvente, a revista contribui para a formação de uma sociedade mais informada e responsável. É um orgulho ver o talento e a dedicação desses jovens se transformarem em uma ferramenta educativa tão impactante”, comenta a gestora.  

A revista foi produzida por quatro jovens piauienses, Íkaro Gabriel, Geovana Andrade, Yasmin Araújo e o Ícaro Matos, que uniram habilidades e aceitaram o desafio de criar, numa linguagem atraente e acessível, uma história em quadrinhos sobre a importância dos impostos e tributos.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo Íkaro Gabriel, responsável pelo roteiro, esse projeto teve como objetivo auxiliar os jovens a compreenderem mais sobre a função social dos tributos. “Por meio dos impostos, que são revertidos em obras e serviços para o bem-estar da sociedade, tive a ideia de criar a história ‘O Mistério da Reforma da Praça’”, ressalta Íkaro Gabriel, que trabalha na Escola Fazendária como jovem aprendiz, por meio do programa Oportunidade Jovem.

Geovana Andrade, responsável pelos desenhos, ficou muito animada ao receber a proposta porque sempre gostou de desenhar e criar histórias. “Com esse projeto, procurei mesclar uma atividade que eu gosto muito com um tema muito importante para nossa sociedade, que são os tributos. E por meio dessa história tive a oportunidade de ensinar sobre esse tema, de uma maneira lúdica e divertida, mostrando como os impostos são importantes para nossa sociedade”, enfatiza a estudante.    

Yasmin Araújo, responsável pela coloração (colorista) das imagens, disse que trabalhou, com a Geovana, para que as imagens ficassem mais atraentes e envolventes para os leitores. “Eu queria que, principalmente os jovens, entendessem como os impostos retornam de forma positiva para a sociedade, ajudando a nossa comunidade. Por isso, procuramos, por meio dos desenhos, abordar o tema de forma acessível, visando facilitar esse entendimento”, afirma a colorista.       

Ícaro Matos, responsável pela edição, comenta que o trabalho de edição da revista foi um processo desafiador e muito gratificante. “O meu papel era dar coerência entre as imagens criadas pelas meninas e o roteiro criado pelo Íkaro Gabriel. A minha intenção não era só informar ou colocar palavras que estavam no roteiro dentro da revista, mas, sobretudo, deixá-la divertida para os leitores, principalmente para que os estudantes das escolas, que vão ler a revista, possam entender, de verdade, o que são os impostos e tributos”, declara o editor.   

Por meio desse e de outros projetos, a educação fiscal do Piauí tem apostado em iniciativas inovadoras para conscientização sobre o tema, visando tornar a educação fiscal um meio inclusivo para o verdadeiro exercício da cidadania. “As revistinhas em quadrinhos são consideradas grandes aliadas para incentivar a leitura. Além disso, a história “O Mistério da Reforma da Praça” também contribui para despertar o interesse dos jovens sobre o tema educação fiscal, principalmente a respeito da compreensão da função social dos tributos”, afirma a coordenadora do Gefe, Alcionea de Castro.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários