Quarta, 18 de Setembro de 2024
Publicidade

Educação do Estado realiza 3º Workshop de Altas Habilidades e Superdotação

Em alusão ao Dia Mundial das Altas Habilidades e Superdotação, comemorado em 10 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SE...

29/08/2024 às 17h57
Por: Camila Belci Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Em alusão ao Dia Mundial das Altas Habilidades e Superdotação, comemorado em 10 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/S), realizou nesta quinta-feira, 29, no auditório do Centro Universitário Estácio – Unimeta, em Rio Branco, o 3º Workshop de Altas Habilidades.

A data foi criada em 2011, durante um encontro promovido em Praga, na República Tcheca, pelo Conselho Mundial de Crianças Superdotadas, com a finalidade de apoiar e dar visibilidade às ações voltadas aos estudantes superdotados em todo o mundo.

Diversos trabalhos foram expostos durante workshop. Foto: Stalin Melo/SEE
Diversos trabalhos foram expostos durante workshop. Foto: Stalin Melo/SEE

O evento contou com a participação direta dos alunos e também dos pais. Foram ministradas oficinas, apresentações musicais e exposição de trabalhos, além de depoimentos dos estudantes do próprio Naah/S.

O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, prestigiou o evento, destacando o compromisso da SEE em identificar os alunos com altas habilidades e superdotação. “Temos ainda muitas crianças a identificar, e isso é um compromisso da SEE, porque o Naah/S se tornou uma política de inclusão e estamos estruturando-o, para que isso aconteça”, afirmou.

Secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, prestigiou a abertura do evento. Foto: Stalin Melo/SEE
Secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, prestigiou a abertura do evento. Foto: Stalin Melo/SEE

Jeane Machado, chefe do Núcleo, destacou a importância de dar visibilidade aos alunos e aos seus talentos. “Essa data é para se olhar para as altas habilidades, olhar para esses alunos e apoiá-los, dando visibilidade e o suporte necessário”, explicou.

Os trabalhos apresentados durante o workshop foram realizados, de acordo com a professora Jeane, ao longo do semestre e também em anos anteriores. “Isso é para que as pessoas possam entender o que são as altas habilidades e a superdotação, porque muitas vezes as pessoas não têm esse conhecimento e aí ‘passa batido’, se torna um adulto que não teve essas oportunidades”, disse.

Missão do Naah/S é dar visibilidade aos alunos com altas habilidades e superdotados. Foto: Stalin Melo/SEE
Missão do Naah/S é dar visibilidade aos alunos com altas habilidades e superdotados. Foto: Stalin Melo/SEE

Jane faz questão de explicar que detentoras de altas habilidades não são somente aquelas pessoas que só tiram dez na escola. “Isso é um tipo ‘acadêmico’, mas existe ainda o produtivo, o criativo, a superdotação permeia todas as áreas, artes visuais, música, esporte”, ressalta.

Talento descoberto em casa

Uma das estudantes com altas habilidades e superdotação é Laura Mota, que estuda no Colégio Adventista e está no 2º ano do ensino fundamental, anos iniciais. Aos 8 anos de idade, de acordo com a mãe, Rayane Oliveira, ela já escreveu “uns 20 livros”, dos quais três já foram publicados.

Laura Oliveira, de 8 anos, é uma escritora que já tem 20 livros, três dos quais publicados. Foto: Stalin Melo/SEE
Laura Oliveira, de 8 anos, é uma escritora que já tem 20 livros, três dos quais publicados. Foto: Stalin Melo/SEE

Ainda de acordo com a mãe, o talento da Laura foi descoberto em casa, porque ela já foi para a escola sabendo ler e escrever. “Sempre foi avançada, a leitura sempre fez parte da sua vida”, conta. “Laura recebeu o laudo como autista e nesse laudo foi descoberta a superdotação; então encaminhamos para o Naah/S”, relatou.

Outro estudante superdotado é Davi Aquino, estudante da Escola Francisco Salgado Filho, que está no 5ª ano do ensino fundamental, anos iniciais. Sua professora, Luciane de Melo, explica que o aluno é superdotado em geografia e ciência. “Ele ajudou a montar o planetário e conhece todo o sistema solar”, disse.

Um acadêmico

Para quem trabalha com altas habilidades e superdotação, “acadêmico” é aquele aluno que tem conhecimento em várias áreas. É o caso de Abraão Brasil, que estuda no Colégio de Aplicação e está no segundo ano do ensino fundamental. Aos 8 anos, tem amplo conhecimento de paleontologia e até já escreveu um livro.

Abraão Brasill é considerado “acadêmico”, por ter vários talentos e habilidades. Foto: Stalin Melo/SEE
Abraão Brasill é considerado “acadêmico”, por ter vários talentos e habilidades. Foto: Stalin Melo/SEE

“No atendimento especializado, a gente investiga as habilidades que o aluno apresenta no desenvolvimento das atividades realizadas, sendo vários os instrumentos de aprendizagem para identificar essas habilidades, e a gente desenvolve vários projetos nessas áreas”, explica a professora Luciane.

Música que vem do berço

Entre as várias habilidades que os alunos desenvolvem, uma delas é a música. Maria Clara Souza, que estuda na Fundação Bradesco, é um desses talentos descobertos em casa. “Desde pequena eu gostava de música e vim para o Naah/S por indicação de um amigo da igreja. Já estou aqui há quatro anos”, disse.

Alunos com talento em música são indicados e levados ao Naah/S. Foto: Stalin Melo/SEE
Alunos com talento em música são indicados e levados ao Naah/S. Foto: Stalin Melo/SEE

Sua colega, Camila Hadasa, que é estudante do 8º ano da Escola Lourival Sombra, também se identificou com as altas habilidades pela música. A estudante toca violino e chegou ao núcleo por indicação de um professor de artes, depois de ter passado por um curso de extensão em música na Universidade Federal do Acre (Ufac).

The post Educação do Estado realiza 3º Workshop de Altas Habilidades e Superdotação appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários