O Google anunciou uma mudança de planos em relação ao fim dos cookies de terceiros no navegador Chrome. A transição para um cenário sem cookies de terceiros exigiria esforços significativos e impactaria todo o mercado de publicidade online.
Em um comunicado oficial feito no final de julho, a empresa revelou que, em vez de eliminar esses cookies, buscará dar mais poder de decisão aos usuários sobre seus dados.
Agora, a empresa pretende oferecer aos usuários uma escolha considerada “menos invasiva” em relação ao que compartilhar durante a navegação. Essa nova abordagem permitirá que os usuários controlem e revisem suas preferências de compartilhamento de dados.
Disse também que está desenvolvendo a solução e consultando reguladores para definir a melhor implementação. Além disso, o Google planeja introduzir novas proteções de propriedade intelectual no modo de navegação anônima.
O Google havia lançado o projeto Privacy Sandbox com o objetivo de substituir os cookies de terceiros por uma solução que protegesse a privacidade do usuário sem comprometer a eficácia da publicidade digital.
No entanto, a iniciativa enfrentou críticas de diversos setores, incluindo adtechs e publishers, que apontaram falhas e dificuldades na transição.
Originalmente previsto para começar em 2020, o processo de eliminação dos cookies de terceiros foi adiado, tendo início somente em 2023, afetando apenas uma pequena porcentagem dos usuários do Chrome. Antes de manter a decisão, a previsão era de que todas as mudanças e aplicações ocorressem até 2025.
Fonte: Meio & Mensagem