Domingo, 14 de Julho de 2024
Publicidade

João Azevêdo recebe representantes de Fórum e discute fortalecimento das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência

O governador João Azevêdo recebeu, nesta segunda-feira (8), em João Pessoa, representantes do Fórum Paraibano da Pessoa com Deficiência “Inclusão e...

08/07/2024 às 16h21
Por: Victor Leal Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O governador João Azevêdo recebeu, nesta segunda-feira (8), em João Pessoa, representantes do Fórum Paraibano da Pessoa com Deficiência “Inclusão e Cidadania”, ocasião em que destacou as políticas públicas implementadas pelo governo para contemplar o segmento e tratou da elaboração das ações que estarão inseridas no Plano Nacional da Pessoa com Deficiência — Viver sem Limite II, cuja adesão do estado foi oficializada na semana passada.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo de cuidar das pessoas, assegurando políticas públicas de inclusão. “Nós estamos expandindo os serviços por todas as regiões do estado, há um conjunto de ações em andamento e vamos construir o plano Viver sem Limite com a participação das Secretarias e órgãos do governo, juntamente com representantes das entidades ligadas às pessoas com deficiência e a sociedade civil para apresentar projetos mais abrangentes possíveis”, frisou.

“A Paraíba foi o quarto estado do país a aderir ao Plano Viver sem Limite e já determinamos à Secretaria de Desenvolvimento Humano e à Funad a criação de um grupo de trabalho que irá trabalhar junto com as entidades para elaborarmos o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e definir metas e projetos para oferecermos cada vez mais dignidade às pessoas com deficiência para que além da saúde, elas sejam incluídas no processo produtivo, com acesso ao mercado de trabalho e geração de emprego e renda”, acrescentou o gestor.

Dentre as ações destacadas pelo gestor voltadas às pessoas com deficiência estão a interiorização do atendimento às pessoas com autismo, a implantação da oficina ortopédica e o trabalho dos Centros Especializados em Reabilitação, além dos serviços disponibilizados pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

A presidente da Funad, Simone Jordão, fez uma avaliação positiva dos encaminhamentos da reunião. “Tivemos uma reunião muito propositiva com o Fórum no sentido de fortalecer as políticas públicas que vêm acontecendo com as diversas ações que o governo já tem. Saímos da reunião com a determinação do governador de fazer um plano estadual para as pessoas com deficiência e vamos alinhar as ações do plano Viver sem Limites”, explicou.

A representante do Fórum Paraibano da Pessoa com Deficiência “Inclusão e Cidadania”, Carolina Vieira, afirmou que a reunião com o governador João Azevêdo representou um momento histórico para o Fórum. “Reconhecemos os avanços que tivemos na política pública estadual de apoio à pessoa com deficiência, agradecemos ao governador pela abertura do diálogo com as entidades que integram o Fórum e saímos felizes desse encontro em que tivemos a garantia de que vamos participar da elaboração do plano Viver sem Limites e de que nossas demandas foram acolhidas”, comentou.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários