Domingo, 14 de Julho de 2024
Publicidade

Secretaria de Educação promove Webinário Formativo de Redação do Enem para professores da rede estadual de ensino

Professores de Minas também receberam informações sobre resultados do simulado promovido no mês de maio

05/07/2024 às 16h46
Por: Victor Leal Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Reprodução / Youtube
Reprodução / Youtube


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou um Webinário Formativo de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltado para todos os professores do ensino médio da rede estadual. O evento, em parceria com a Editora Estudo Play, foi transmitido ao vivo nesta quinta-feira (4/6), pelo YouTube .

O webinário teve como foco os professores do ensino médio que atuam com redação e língua portuguesa e também com escrita, argumentação e solução de problemas. O principal objetivo foi aprofundar a compreensão dos gestores sobre o processo de correção automática das redações pela plataforma Estudo Play.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do primeiro simulado do Enem, realizado em maio, onde aproximadamente 147 mil redações foram avaliadas e corrigidas em tempo recorde, com ajuda da Inteligência Artificial.

A diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti, destacou a importância do evento. "Esse webinário faz parte de um processo pedagógico contínuo, que se baseia no desempenho dos estudantes e visa, principalmente, aprimorar as competências de produção textual e literária desse público para a redação do Enem", afirmou.

Durante a transmissão, o diretor pedagógico e professor de português do Estudo Play, Erik Anderson, detalhou o funcionamento da correção automática da plataforma e apresentou as cinco competências adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a redação do exame.

Essas diretrizes oferecem uma base para os professores aprimorarem as práticas de escrita em suas escolas. O Webinário está disponível neste link .

Preparação para o Enem

Anderson também falou sobre os próximos simulados, neste segundo semestre. Um dos principais objetivos é deixar os estudantes mineiros, cada vez mais, habituados com a rotina do exame, para aumentar as chances de aprovação.

A primeira edição do simulado envolveu mais de 180 mil estudantes do 3° ano do Ensino Médio e do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede estadual.

Além disso, no dia 14/6, a SEE/MG, em parceria com o Estúdio Play, promoveu a primeira edição do "Aulão do Enem" , com a presença de mais de 300 alunos de 8 escolas e transmitido também para todo o estado de forma online. A gravação está disponível no canal do YouTube do Estúdio Educação.

A live do Webinário Formativo de Redação do Enem contou com a presença de mais de 1.300 pessoas, que assistiram, comentaram e interagiram durante o encontro, que também já está disponível para retransmissão pelo link.

Maratona Enem com aulas ao vivo

Além de todos os recursos oferecidos na plataforma, o Estudo Play está promovendo a Maratona Enem, com aulas diárias, ao vivo. As transmissões são realizadas de segunda a sexta, das 14h às 17h, no canal do Estudo Play, no Youtube.

As atividades vão até o dia da aplicação do Enem. A iniciativa é um esforço da SEE/MG para facilitar o acesso dos estudantes ao Ensino Superior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários