Domingo, 14 de Julho de 2024
Publicidade

Coletivo Alfenim é o representante do teatro da Paraíba no Cena Nordeste Festival de São Luís

O Coletivo Alfenim vai representar a Paraíba em São Luís, capital do Maranhão, no terceiro destino do Cena Nordeste Festival 2024. O grupo de teatr...

05/07/2024 às 15h16
Por: Victor Leal Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O Coletivo Alfenim vai representar a Paraíba em São Luís, capital do Maranhão, no terceiro destino do Cena Nordeste Festival 2024. O grupo de teatro vai se apresentar na noite de sábado (6), a partir das 18h, no Teatro João do Vale, e vai levar ao público maranhense a peça “A Causa Secreta”, livremente inspirado no conto de mesmo nome do escritor Machado de Assis.

O envio do Alfenim para o Maranhão é uma ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), como parte do festival que é realizado pelos estados nordestinos em parceria com a Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste.

A peça a ser apresentada em São Luís, por sinal, conta com os atores Adriano Cabral, Edson Albuquerque e Murilo Franco e com a atriz Paula Coelho. A montagem, de acordo com leitura do próprio grupo, explora as regiões sombrias e inexplicáveis do comportamento humano. A partir de um insólito triângulo amoroso entre um médico, uma mulher em estado terminal e um marido obcecado por experimentos científicos, a peça investiga os limites da ciência e do conhecimento.

Para o ator Edson Albuquerque, a escolha do Alfenim para compor a programação do Cena Nordeste foi algo que muito empolgou o coletivo teatral. “O Cena Nordeste reúne artistas e coletivos culturais dos nove estados da nossa região. Então é uma oportunidade única de realizar um intercâmbio regional entre os artistas e ao mesmo tempo oferecer ao público diversas linguagens produzidas por artistas nordestinos”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, o festival se torna um momento importante em que se pode conhecer o que o Nordeste está produzindo atualmente em termos de arte e cultura. “Nossa efervescência cultural está a todo vapor”, sentencia.

Edson diz ainda que todo o coletivo está empolgado com a apresentação em São Luís e que se trata de uma responsabilidade muito grande para eles representar o teatro paraibano no Maranhão. “É um lugar que tem uma cultura rica e diversificada. Então é um momento incrível para nós mostrar o nosso trabalho, sentir como o público vai reagir à nossa peça e ao nosso trabalho”, frisou.

“A Causa Secreta” é o nono espetáculo do grupo que em 2024 está completando 17 anos de trajetória. “É emocionante perceber o reconhecimento sobre a importância do Alfenim como potência cultural para representar a Paraíba num evento grandioso como o Cena Nordeste”, finalizou o ator.

Cena Nordeste -O Cena Nordeste Festival é um intercâmbio artístico-cultural promovido pelo Consórcio Nordeste e que conta com a participação das secretarias de cultura dos nove estados da região. O evento é itinerante e ao longo do ano vai passar por todas as capitais nordestinas.

A cada evento, acontece a circulação de artistas nos segmentos de arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro. A cada parada, os estados se revezam no tipo de linguagem que vai enviar seus artistas.

O festival foi iniciado em João Pessoa, passou por Maceió e agora chega a São Luís. Ao longo do ano, vai passar também Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários