Domingo, 14 de Julho de 2024
Publicidade

Em clima de São João, Hospital Metropolitano realiza arraiá para pacientes e acompanhantes

Com o objetivo de levar alegria e tornar a permanência no ambiente hospitalar mais leve, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencen...

21/06/2024 às 16h50
Por: Victor Leal Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Com o objetivo de levar alegria e tornar a permanência no ambiente hospitalar mais leve, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde, aproveitou as festas juninas para realizar um arraiá para pacientes, acompanhantes e colaboradores, nesta quinta (21) e sexta-feira (22). A ação foi promovida pela equipe Multiprofissional, Comissão de Humanização, Ambulatório e Recepção.

Na tarde da quinta-feira (21), o “Arraiá da Alegria” formou um corredor musical e percorreu as internações e UTI pediátrica da unidade hospitalar, que é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), distribuindo pipoca, biscoitos e bolo, além da ornamentação junina e brincadeiras na brinquedoteca. Quem aproveitou foi Nathaniel Gabriel, de 11 anos, da cidade de Mataraca, que está internado na enfermaria pediátrica. O que para Jeane Bezerra, mãe do paciente, foi um momento muito divertido em que seu filho brincou e interagiu com outras pessoas.

Segundo Renata Gomes, responsável técnica da Terapia Ocupacional, as atividades são voltadas para a humanização do cuidado. A gente já vem fazendo ações como essa há algum tempo. Nosso intuito é disseminar esse amor e cuidado de forma diferenciada, levando alegria e motivação. Nós sabemos que dentro do processo de hospitalização é muito difícil. Lidamos com o luto, dor, questões negativas, então estamos trazendo essa questão positiva, que existe a alegria e motivação de que o momento não tão bom vai passar”, explicou Renata.

Já na manhã desta sexta-feira (22), foi a vez dos setores do Ambulatório e Recepção prepararem o “Arraiá do Paciente” com muito arrasta pé, lanches e alegria. O festejo foi uma surpresa para Maria Isabel da Silva, que trouxe sua filha para fazer um exame. “Hoje eu trouxe minha filha para fazer um exame e quando cheguei aqui fui surpreendida com essa comemoração de São João. Achei muito interessante e gostei bastante. Minha filha também se divertiu muito, pois ela adora dançar e brincar”, festejou Maria Isabel.

A coordenadora de psicologia do Hospital Metropolitano, Vaneide Delmiro, enfatizou que a unidade hospitalar tem a preocupação de levar atividades recreativas e lúdicas porque entende que “esses momentos festivos trazem uma pausa na rotina hospitalar, que é uma rotina de muitos procedimentos, uma rotina de expectativa, de sofrimento. Então, trazer atividades recreativas, atividades alusivas às datas comemorativas, permite que os nossos pacientes e acompanhantes vivenciem essa realidade que, muitas vezes, já são acostumados a vivenciar em casa. Então, é importante trazer esse tipo de atividade para dar uma pausa, poder interagir com outras pessoas e entender que o hospital também pode ser esse lugar de cuidado humanizado”.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários