Domingo, 14 de Julho de 2024
Publicidade

Tecpar e Sebrae-PR formalizam parceria em projeto de inovação em saúde e biotecnologia

Acordo foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com objetivo de promover intercâmbio de informações e desenvolvimento de ações com...

20/06/2024 às 16h17
Por: Victor Leal Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou, nesta quinta-feira (20), um Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae-PR, formalizando a sua participação no projeto Governança do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia, juntamente com outras dez instituições. A assinatura foi realizada junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante a programação do Connect Week Summit 2024.

O objetivo do projeto, coordenado pelo Sebrae-PR, é promover o intercâmbio de informações e desenvolvimento de ações compartilhadas para promover o empreendedorismo e a inovação nas áreas tecnológicas de saúde e biotecnologia no ecossistema de Curitiba. A parceria não contempla transferência de recursos.

“A participação do Tecpar neste projeto permitirá o compartilhamento de expertises que o Instituto possui em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde e biotecnologia, contribuindo para a criação de novos produtos e serviços inovadores”, salientou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

Entre os participantes estão profissionais e especialistas do ecossistema de inovação em saúde e biotecnologia da cidade, além de empresários, funcionários públicos, pesquisadores, especialistas e investidores - todos engajados em impulsionar o desenvolvimento da área.

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO– O projeto prevê a participação dos integrantes do projeto em agendas positivas para o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia promovidas pelo Sebrae-PR, além da participação em reuniões de grupos de trabalho e a colaboração em ações que contemplam o plano estratégico dos grupos de trabalho.

A meta é realizar, ao longo de 24 meses, 30 reuniões envolvendo os atores do ecossistema de inovação em Saúde e Biotecnologia e finalizar dois projetos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde e biotecnologia de Curitiba envolvendo a Governança.

Além do Tecpar, também integram o projeto as seguintes organizações: Analítica Evidências com Dados de Saúde, Bioraras Assessoria Genética Personalizada, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Hilab Technologies, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Medicina Diagnostica Quinze, UBS Union Business Development Serviços, Universidade Positivo e Ventiur Investimentos em Novos Negócios.

O Tecpar será representado por Rogério Moreira de Oliveira, gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas.

BIOTECNOLOGIA– O Tecpar também participa do Roadmap Biotecnologia 2031, no segmento da saúde, iniciativa do Observatório Sistema Fiep. O Instituto foi convidado para apoiar a construção de um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no estado do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031. Seu papel é atuar como articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários