O ano de 2023 foi marcado por surpresas para o setor de franquias brasileiro. Após um período de forte crescimento, o mercado foi impactado pela inflação, juros altos e a guerra na Ucrânia. No entanto, mesmo com esses desafios, o setor manteve um bom desempenho, com um crescimento de 7,2% no número de unidades e de 8,3% no faturamento, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para 2024, as expectativas são positivas. O setor deve continuar crescendo, mas de forma mais moderada. Ainda de acordo com a ABF, o faturamento deve crescer 8% e o número de unidades, 6%.
Entre as tendências que devem moldar o mercado de franquias brasileiro em 2024, destacam-se:
1 - Expansão das microfranquias: O segmento das microfranquias, com investimento inicial de até R$ 100 mil, deve continuar em alta. Esse tipo de negócio é uma opção atraente para investidores com menor capital e que buscam um modelo de negócio mais simples e de menor risco.
2 - Crescimento do franchising industrial: As indústrias estão cada vez mais investindo no franchising como uma forma de ampliar sua rede de distribuição e de fortalecer sua marca. Esse movimento deve se intensificar em 2024, com a entrada de novas marcas no mercado.
3 - Preocupação com a sustentabilidade: A sustentabilidade é uma preocupação crescente dos consumidores e também dos investidores. As marcas que se comprometem com a sustentabilidade têm mais chances de se destacar no mercado.
4 - Explosão de negócios com pouco know-how: Uma grande oferta de negócios que oferecem pouco know-how e que não foram suficientemente testados podem atrair franqueados despreparados. É preciso que o investidor fique atento ao processo de seleção e só assine contrato após uma análise criteriosa do negócio.
5 - Expansão internacional: As marcas brasileiras estão cada vez mais investindo na expansão internacional. Esse movimento deve se intensificar em 2024, com a entrada de novas marcas em novos mercados.
6 - Expansão em novos canais de venda: As marcas estão diversificando seus canais de venda, investindo em e-commerce, dark kitchens e outros formatos.
7 - Aumento da concorrência: O mercado de franquias está se tornando cada vez mais competitivo. As marcas precisam se diferenciar para se destacar da concorrência.
8 - Humanização das relações: Os franqueados estão cada vez mais exigentes em relação ao relacionamento com as franqueadoras. As marcas precisam investir em relações mais humanizadas com seus franqueados.
9 - Inteligência Artificial: O bom uso da tecnologia ajudará os franqueados a realizarem tarefas com mais eficiência e eficácia, deixando-os com tempo livre para serem estratégicos. Esse é o objetivo das franqueadoras, que estão apostando na IA como tendência para 2024.
10 - Maior cautela dos fundos de investimento: Os fundos de investimento gestores de redes podem ter mais cautela ao se aproximarem das marcas, devido aos acontecimentos que fizeram com que a South Rock pedisse recuperação judicial. Mas não se extingue a hipótese de novos fundos assumirem a gestão de redes.
O setor de franquias brasileiro está se preparando para um novo ciclo de crescimento. As tendências apontadas para 2024 mostram que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e exigente.
As marcas que se adaptarem a essas tendências terão mais chances de sucesso.